TSE multa rádio CBN por causa de comentário sobre o debate presidencial

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou nesta terça-feira (17) a rádio CBN em R$ 20 mil por causa de um comentário feito pelo comentarista Arnaldo Jabor, em referência ao debate televisivo transmitido pela Rede Band, entre os candidatos à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PcdoB/PRB) e Geraldo Alckmin (PSDB/PFL).

Em determinado trecho do comentário Jabor afirmou: ?O debate de domingo serviu para vermos os dois lados do Brasil. De um lado, um choque de capitalismo. Do outro, um choque de socialismo deformado, um populismo estadista e um getulismo tardio?.

Os ministros entenderam, por cinco votos a dois, que a opinião de Jabor feriu o artigo 45 da Lei 9.504, conhecida como Lei das Eleições. Segundo a legislação, a partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação e dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

Voltar ao topo