TSE deve analisar hoje pedido de reconsideração sobre verticalização

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai avaliar esta noite um pedido de reconsideração sobre a decisão tomada pela Corte na última terça-feira sobre as regras de verticalização vigentes nas próximas eleições, segundo informou, há pouco, nota da assessoria do tribunal.

O pedido de reconsideração foi feito pelo Partido Liberal (PL). O partido foi autor da consulta original que resultou na decisão do TSE de que a verticalização implica que os partidos são obrigados a repetir, nos estados, as coligações feitas nacionalmente., ainda que não tenham candidato oficial a presidente. O julgamento, segundo a assessoria, começa às 19h.

O relator designado para a matéria é o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello. Segundo a assessoria, ele confirmou que levará o processo a julgamento hoje. O relator original da consulta do PL, ministro César Asfor Rocha, foi voto vencido na terça-feira. Os outros cinco ministros votaram com Mello.

O PL pede ao TSE que mantenha as regras vigentes em 2002, quando esteve em vigor a verticalização, mas os partidos sem candidatos à presidência puderam formalizar alianças estaduais livremente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.