Trinta cidades paulistas esperam ajuda do Estado

Dos 67 municípios do interior de São Paulo prejudicados pelas chuvas, pelo menos 30 esperam algum tipo de ajuda dos governos estadual e federal. No Estado, desde o dia 1º até o início da noite de ontem, quatro pessoas morreram, 418 estavam em abrigos e 2.236 em casas de familiares, segundo a Defesa Civil.

Oito prefeituras – Mirante do Paranapanema, Álvares Machado, Presidente Bernardes Araçatuba, Barretos, Maracaí, Paraguaçu Paulista e Pongaí – decretaram situação de emergência. As cinco últimas já encaminharam ao governo do Estado pedido de homologação. Com o reconhecimento da emergência, as prefeituras ficam aptas a receber recursos e adotar medidas como a contratação de obras sem licitação.

Em todos os municípios, as enchentes destruíram pontes e estradas vicinais. Em Mirante do Paranapanema, o distrito Costa Machado ficou isolado. A prefeitura de Álvares Machado iniciou a contratação de frentes de trabalho para recuperar seis pontes que ruíram. Em Paraguaçu Paulista, parte da população está sem água depois que o rompimento de uma represa afetou o sistema de abastecimento. Bairros rurais estavam ilhados e acessos às cidades vizinhas interrompidos. Em Maracaí, também atingida pelas águas da represa, 260 pessoas estão desalojadas. Ainda ontem havia bairros inteiros alagados em Tatuí. Em Americana, cem pessoas continuavam desalojadas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.