TRF nega habeas-corpus e os Maluf seguem na Polícia Federal

São Paulo (AE) – O Tribunal Regional Federal (TRF) negou hoje habeas-corpus para o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e o filho mais velho dele, Flávio Maluf, presos há uma semana sob acusação de crime contra o sistema financeiro (evasão de divisas), corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Eles permanecerão na Custódia da Polícia Federal (PF). A decisão foi tomada pelo juiz federal do TRF da 3.ª Região (São Paulo), Luciano Godoy, que indeferiu a liminar dos pedidos apresentados em favor do ex-prefeito e de Flávio. Fica mantida a decisão de prisão preventiva decretada pela juíza Sílvia Maria Rocha, da 2.ª Vara Criminal Federal.

Godoy rechaçou os cinco argumentos dos advogados de Maluf – o ex-presidente do TRF, desembargador aposentado Américo Masset Lacombe, e José Roberto Leal de Carvalho. Sobre o direito ao foro privilegiado do acusado, na qualidade de ex-prefeito, o juiz afirmou que o órgão especial do TRF, em outubro de 2003, decidiu a questão pela não-aplicabilidade do dispositivo. A decisão, lembrou Godoy, é vinculante aos magistrados da Corte, conforme determina a Constituição.

Quanto à existência ou não dos requisitos para a decretação da prisão preventiva de Maluf, o juiz considerou que os fatos relatados na denúncia da Procuradoria da República revelam a presença desses pressupostos – tais como a prova de existência de crime e indício suficiente de autoria, além da garantia da ordem pública ou econômica. Segundo o juiz, a decisão de primeiro grau se mostra fundamentada, destacando fatos e relacionando-os aos documentos juntados aos autos.

Godoy observou que as condições favoráveis de um acusado (residência fixa, ausência de maus antecedentes e primariedade) não garantem a concessão de liberdade provisória quando demonstrada a presença de outros detalhes que justifiquem a medida excepcional da preventiva, tais como a "persistência na ação criminosa".

O juiz anotou que não foi apenas a interceptação telefônica que serviu de base para a ordem de prisão dos Maluf. A escuta da PF captou ligações do ex-prefeito com advogados e de Flávio com o doleiro Vivaldo Alves, o "Birigüi", principal acusador dos Maluf. Para a PF, o grampo revela intensa preocupação de Flávio em tentar convencer o doleiro a não fazer revelações sobre a conta Chanani, no Safra National Bank de Nova York, que movimentou US$ 161 milhões.

Godoy invocou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar argumento da defesa, segundo a qual a preventiva não poderia ter sido decretada com base no artigo 30 da Lei 7.492/86, que prevê o uso do dispositivo em razão da magnitude da lesão causada. Segundo o juiz, em 2003 a ministra Ellen Gracie, do STF, usou esse entendimento para negar habeas-corpus ao ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto.

O juiz recomendou "cautela e sensatez" aos policiais, membros do Ministério Público (MP) e magistrados para que "não haja humilhações aos presos". Ele asseverou: "A notoriedade e a situação econômica privilegiada dos acusados também não lhes pode gerar benefícios ou regalias na prisão, há que receberem tratamento igual àquele destinado aos demais encarcerados, nem melhor, nem pior."

Voltar ao topo