“Três novos ministros tomam posse na sexta”, anuncia Carvalho

O chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho informou no início da tarde desta quarta-feira (21) que o presidente Luis Inácio Lula da Silva dará posse na sexta-feira a mais três ministros: Alfredo Nascimento, nos Transportes; Marta Suplicy, no Turismo e Walfrido Mares Guia, na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Ele informou também que o presidente tentará definir até sexta-feira a indicação dos novos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Agricultura.

Gilberto Carvalho disse ser "pouco provável" uma solução caseira para a substituição de Luiz Fernando Furlan, como foi cogitado na semana passada. Segundo ele, o presidente busca uma pessoa com perfil semelhante ao de Furlan, que tenha representatividade junto aos empresários, que seja negociador e esteja preocupado não só com o mercado externo, mas com a política industrial.

Em relação ao ministério da Agricultura, Carvalho disse que o presidente está fazendo consultas para evitar episódios como o da escolha do deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), em que o presidente teve que recuar, em função de denúncias contra o deputado, de irregularidades em seus negócios pessoais.

O secretário disse que certamente a escolha de alguns nomes, como do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ficará para a próxima semana. Ele disse também que Lula só deverá escolher os presidentes das estatais e de superintendências regionais depois de fechar todo o primeiro escalão. Segundo Carvalho, Lula deve formar uma comissão de governo para escolher os nomes para esses órgãos.

Defesa

O chefe de gabinete da presidência informou também que apesar da nova crise do setor aéreo, o presidente Lula não tem expressado a sua vontade de substituir o atual ministro da Defesa, Waldir Pires. "Nem a crise mudou isso", afirmou. Gilberto Carvalho participou hoje da cerimônia de posse da Associação Nacional dos Concessionários de Aeroportos Brasileiros, na sede da CNI.

Voltar ao topo