A Prefeitura vai liberar nesta sexta-feira (12) 300 metros da avenida Fredolin Wolf, que estavam em obras entre as ruas Edson Campos Matesich e Francisco Fay Neves, em Santa Felicidade. A obra faz parte da revitalização da avenida, que a Secretaria Municipal de Obras Públicas está executando em uma extensão de 7,5 quilômetros.
A revitalização da Fredolin Wolf tem um custo de R$ 17,9 milhões e utiliza recursos da Prefeitura e do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As equipes estavam concluindo nesta quinta-feira (11) parte do meio-fio e limpando a pista. Neste trecho a avenida já ganhou nova rede de drenagem e a primeira camada de asfalto. Também está em execução a pintura das faixas de sinalização, que por enquanto serão provisórias. Uma nova pintura será feita depois de colocada a camada definitiva de asfalto em toda a avenida, que vai aumentar a durabilidade do pavimento.
Entre as ruas Edson Campos Matesich e Francisco Fay Neves, a empresa contratada ainda vai trabalhar, construindo as novas calçadas e implantando o paisagismo. Também será colocada a nova iluminação. Estes serviços podem fazer com que, em alguns momentos, o trânsito neste trecho fique a meia pista.
As equipes estão trabalhando em mais outras quatro frentes ao longo da Fredolin Wolf. Nesta etapa está em construção nova rede de drenagem, com maior capacidade de escoamento da água das chuvas, para evitar a formação de pontos de alagamento.
Também está sendo feito o alargamento da rua, que passará a ter 10 metros de largura – três a mais do que tem hoje. Depois será renovado o pavimento, com a fresagem (retirada do revestimento antigo da rua) e colocação de asfalto.
O projeto prevê que as calçadas serão feitas com lajotas de concreto nos dois lados, em toda a extensão da rua, com faixas de grama e plantio de 800 árvores. Nas esquinas, haverá rampa para acesso de cadeirantes e carrinhos de bebê e um dos lados terá ciclovia compartilhada com a área de passeio. Na última etapa de obras,será feita a sinalização horizontal (pintura de faixas no asfalto) e vertical (colocação de placas de orientação ao trânsito) e a instalação de semáforos e abrigos de ônibus.
Em alguns cruzamentos está prevista a implantação de uma faixa adicional de tráfego para facilitar as conversões à esquerda e permitir que elas aconteçam com segurança para motoristas e pedestres. Também faz parte do projeto a construção de rotatórias nos cruzamentos mais movimentados,para disciplinar o fluxo de veículos e melhorar a circulação.


