TRE aprova contas de campanha de Serra e do PSDB

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, por 5 votos a 1, a prestação de contas da campanha do tucano José Serra ao governo do Estado de São Paulo e do comitê financeiro estadual do PSDB. Tais contas haviam sido rejeitadas pela Procuradoria Regional Eleitoral e pela área técnica do TRE de São Paulo, sob argumento de que a campanha do tucano havia recebido doações de empresas que mantêm concessões públicas. Porém, os juízes que se reuniram hoje para apreciar a matéria não acompanharam o voto do relator – que pedia a rejeição – e decidiram acatar os argumentos do PSDB e aprovar as contas sem nenhuma restrição.

As contas da campanha de Serra e do comitê financeiro do PSDB haviam sido unificadas para a análise e julgamento conjunto do plenário do TRE, já que mais de 90% dos recursos arrecadados pelo comitê tucano foram para a campanha de Serra. O relator do processo que pedia a rejeição dessas contas foi o juiz Marcos César. Já o voto referente à aprovação dessas contas será elaborado pelo juiz Paulo Alcides.

Essas contas haviam sido rejeitadas com base em parecer técnico do Tribunal Regional Eleitoral, que foi acatado pelo procurador regional eleitoral Mario Bonsaglia. O principal argumento dos técnicos era de que a campanha de Serra havia recebido doações irregulares de três empresas concessionárias ou ligadas a concessionárias públicas. Pela legislação eleitoral, essas empresas estão proibidas de fazer doação a campanhas políticas. Dentre as doações questionadas estavam a da Caemi Mineração e Metalurgia (R$ 700 mil) e a da Norbrasil Saneamento (R$ 1 mil).

A respeito da doação da Caemi, os técnicos do TRE avaliaram que a empresa é controlada pela Vale do Rio Doce (concessionária da União) e que a doação, portanto, não é permitida por lei, já que foi proveniente de uma holding cujo capital social é integrado por uma empresa concessionária de serviço público. "O uso de recursos recebidos de fontes vedadas constitui irregularidade insanável e causa para rejeição das contas, ainda que o valor seja restituído", argumentaram na ocasião. Esse argumento, porém foi derrubado hoje pelo plenário do TRE, que considerou as contas de Serra legais, sob todos os aspectos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.