Transposição desconsidera mudança no clima, diz deputado

O deputado Iran Barbosa (PT-SE), autor do requerimento para a realização da audiência sobre a transposição do rio São Francisco, advertiu que nenhum estudo sobre o impacto do projeto considera as mudanças climáticas que serão provocadas pelo aquecimento global. Ele lembrou que o aquecimento criará novas áreas de estiagem e afetará o clima em todo o mundo. As avaliações feitas até agora não incluíram essa variável como elemento de análise. Ele acredita que razões como essa demonstram a importância de debates como o promovido hoje. A audiência da Comissão de Meio Ambiente, segundo ele, permitiu a discussão de novos dados e variáveis que envolverão a transposição do rio e precisam ser considerados.

A coordenadora estadual das Promotorias de Defesa do Rio São Francisco na Bahia, Luciana Espinheira da Costa Khoury, advertiu que é difícil contra-argumentar a propaganda oficial favorável à transposição do rio. "Questionar a idéia de matar a sede da população é muito difícil. Temos que trabalhar muito para demonstrar que a população difusa, que atualmente é quem mais sofre com a seca, não se beneficiará do projeto", afirmou.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.