Transporte e comunicação continua pressionando a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foi de 0,95% na segunda prévia do mês. A inflação foi calculada nos últimos 30 dias terminados em 15 de agosto.

O Índice da segunda prévia é ligeiramente superior ao calculado para a primeira quadrissemana de agosto (0,84%). Segundo a diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, o grupo Transporte e Comunicação continua sendo o de maior influência para o índice, com alta de 2,32%, contra 1,23% da primeira prévia.

A variação de Transporte e Comunicação representou contribuição de 0,56 ponto percentual no índice geral. Caso este grupo tivesse se mantido estável, a segunda prévia de agosto teria ficado em 0,39%.

Os grupos que apresentaram queda nos preços foram: Vestuário e Despesas Pessoais, com variação de -0,87% e -0,51%, respectivamente.

Os itens com elevação de preços que mais contribuíram para a composição do IPC apresentaram as seguintes variações: álcool combustível (16,37%); energia elétrica residencial (5,72%); plano de saúde (6,53%); gasolina (4,46%); serviços de telefonia residencial (4,94%) e batata-inglesa (28,84%); e com queda nos preços, casas noturnas (-15,69%).

Voltar ao topo