Transplantes feitos pelo SUS devem atingir recorde este ano

O Brasil poderá atingir este ano o melhor resultado em transplantes de órgãos e tecidos registrados desde 1995. Nos primeiros cinco meses deste ano, o número de transplantes realizados no país pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) superou em 27,1% o desempenho no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio foram realizados 5.797 procedimentos contra os 4.561 do ano passado, uma diferença de 1.236 transplantes.

O melhor desempenho foi alcançado pelos transplantes de córnea, com 3.380 procedimentos realizados nos cinco primeiros meses do ano, seguido pelos transplantes de rins, com 1.369 cirurgias. Se o ritmo se mantiver, a expectativa do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é de que sejam realizados mais de 12 mil procedimentos até o final do ano, superando em mais de 40% o total de 8.544 transplantes registrados no ano passado.

Para o ministro da Saúde, Humberto Costa, os bons resultados são conseqüência de investimentos crescentes do Ministério da Saúde e do apoio dos meios de comunicação. Para este ano, por exemplo, o governo aumentou em 16,6% o orçamento previsto para o SNT, que passou de R$ 343 milhões em 2003 para R$ 400 milhões neste ano.

No último domingo, teve início uma nova campanha em emissoras de rádio e televisão para incentivar a doação de órgãos e tecidos. Nas 27 capitais, serão distribuídos durante 15 dias cerca de 1,5 milhão de panfletos e 500 mil cartazes, além da divulgação em 855 outdoors. O ator Norton Nascimento, que se submeteu a um transplante de coração e está reabilitado, é o garoto-propaganda da nova campanha.

?Não há dúvida também de que alguns casos exemplares, como foi o caso do ator Norton Nascimento, tenham estimulado a população para que ela seja mais generosa e possa garantir a muitas pessoas a continuidade de sua vida com a doação de um órgão?, afirmou Humberto Costa.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo. Do total de procedimentos realizados no país, 92% são feitos no SUS. Em números absolutos, o Brasil só perde para os Estados Unidos.

Voltar ao topo