Transgênicos estão proibidos também em Mato Grosso

O plantio de soja transgênica está proibido em todo o Estado de Mato Grosso, anunciou hoje o governador Blairo Maggi (PPS), maior plantador individual da oleaginosa do mundo. Para o governador, está havendo uma interpretação errada da Medida Provisória 131 editada pelo governo federal. Segundo ele, a MP permite o plantio e a comercialização de soja transgênica apenas para os produtores que já estavam preparados e inscritos para isso. “Não é o caso de nenhum produtor de Mato Grosso e por causa disso, o plantio está proibido em todo o Estado”, afirmou Maggi.

Na semana passada, mais de 100 toneladas de grãos de soja transgênica proveniente do Rio Grande do Sul foram identificadas e apreendidas nos Postos de Fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Mato Grosso. Os grãos teriam como destino fazendas em Primavera do Leste e Canarana e estão interditados para plantio ou para comercialização com fim de plantio. De acordo Maggi, o Indea está atento para fazer as apreensões de produtos ilegais dentro do Estado e para evitar a entrada de sementes transgênicas.

Em Mato Grosso, o total de soja transgênica é de 107.820 quilos o que seria suficiente para o plantio ilegal de cerca de 2.700 hectares. O governador informou que pretende, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), advertir oficialmente os produtores de todo o Estado quanto à ilegalidade de plantar transgênicos.

Voltar ao topo