Transforme a sua festa em uma grande apresentação de música!

Nós não sabemos por que a Microsoft foi tão discreta em relação ao seu novo jogo de Karaokê, Lips.

Mas agora a empresa resolveu mudar de idéia e contar alguns detalhes da resposta do Xbox 360 à SingStar.

Com a desenvolvedora iNiS encabeçando o projeto (mesma de Elite Beat Agents, Gitaroo-Man), nós já sabemos que podemos esperar mais que um simples game de karaokê.

Integrando algumas idéias novas e microfones giroscópicos com estilo do Wii, a iNiS espera criar uma experiência “party” divertida e que todos podem aproveitar – sem precisar cantar realmente.

UM JOGO PARA AS FESTAS

A acessibilidade é o coração nesse novo game de música.

Não são todas as pessoas em uma festa que são confiantes (ou bêbadas) o suficiente para demonstrar a sua coragem cantando, mas isso não é um problema em Lips.

A iNiS adicionou diversas outras coisas para todo mundo fazer enquanto uma música está tocando.

Ao invés de pegar o microfone, você pode pegar um controle e começar a apertar botões para ativar uma variedade de barulhos. Quatro controles podem ser usados, além dos dois microfones wireless.

Mas se é uma performance mais teatral que você deseja, os microfones podem virar tamborins se forem chacoalhados. Ou mova seu corpo e imite os gestos na tela.

Mas há um pequeno defeito, a engine do jogo perdoa os erros mais facilmente que as outras engines encontradas em jogos do gênero. Isso faz com que até os cantores que não fazem muito sucesso queiram jogar.

Os jogadores também podem participar de duetos à qualquer momento: com um simples sacudir do microfone, um modo multiplayer para dois jogadores será ativado – sem a necessidade de pausar o jogo ou ir até o menu.

Por isso, talvez o jogo seja o que melhor captura o mantra da Microsoft “Jump In”.

A desenvolvedora do jogo tem como características fazer jogos realmente desafiadores, e ela continua com esses planos, mesmo para Lips.

Pode haver apenas um nível de dificuldade, mas para atingir as pontuações mais altas do jogo será realmente difícil.

O desafio para os jogadores hardcore ficará exatamente nesse ponto: tentar atingir a pontuação máxima.

A Microsoft Games Studios acredita que a engine de Lips é a melhor em competições, pois além de detectar a entonação, ele detecta a voz do jogador.

A engine também conta sotaques na performance, então quem vibra a voz com mais freqüência não será prejudicado.

Lips

LEVANTE DO SOFÁ

Apesar do canto ser o ponto principal do game, os jogadores também terão que seguir os gestos na tela e sacudir os seus microfones.

A experiência é para encorajar o jogador a sair do sofá e fazer mais do que simplesmente cantar: ele deve se apresentar.

Mantenha o ritmo balançando o controle, e depois faça pose como a do Elvis para aumentar os seus pontos. Há diversas poses no jogo, cada uma baseada em um movimento de um ícone da história da música.

Lips tem um potencial incrível para ser um ótimo “party game”, pois ele incentiva amigos a se levantarem e parecerem absolutamente ridículos. E essa não é a graça do karaokê afinal?

MODOS DE JOGO QUE VÃO ALÉM DO MICROFONE

Além da jogabilidade, a apresentação também é bem interessante. A jogabilidade de Elite Beat Agents era divertida, mas a apresentação foi ainda mais reforçada com as histórias em quadrinho hilárias que apareciam na tela.

Lips têm o mesmo potencial de tirar boas risadas da sua boca. Há três tipos de party games, cada um com o seu detalhe específico.

Por exemplo, o modo “Kiss” tem dois cantores fazendo gestos juntos. Quando os duetos têm uma boa pontuação, os avatares na tela vão ficando cada vez mais perto até que eles cheguem ao meio da tela e dêem um beijo.

“Vocal Singers” é uma batalha de um cantor contra o outro, ,fazendo com que eles tentem conseguir mais fãs que o oponente.

“Time Bomb” coloca os dois jogadores trabalhando juntos para evitar uma explosão. Quem acreditaria que o canto poderia ter tantas facetas?

Lips

A LISTA DE MÚSICAS

É claro que, em um jogo de música, não importa quantos recursos ele tiver se as músicas não forem boas.

Nesse caso, a Microsoft conseguiu a licença de várias músicas divertidas e fáceis de cantar, com uma variedade enorme de gêneros. Cada uma delas tem o seu vídeo original, a la SingStar. Confira a lista de músicas:

– a-ha “Take on Me”
– Alicia Keys “No One”
– Aly & AJ “Potential Break Up Song”
– Avril Lavigne “Complicated”
– Ben E. King “Stand by Me”
– Beyoncé “Irreplaceable”
– Blondie “Call Me”
– Chris Brown “With You”
– Coldplay “Yellow”
– Depeche Mode “Personal Jesus”
– Destiny’s Child “Survivor”
– Dido “White Flag”
– Duffy “Mercy”
– Duran Duran “Hungry Like the Wolf”
– John Denver “Take Me Home, Country Roads”
– Johnny Cash “Ring of Fire”
– Leona Lewis “Bleeding Love”
– Lil’ Mama “Lip Gloss”
– Lupe Fiasco (featuring Matthew Santos) “Superstar”
– Maroon 5 “Makes Me Wonder”
– Nirvana “In Bloom”
– Peter Bjorn and John “Young Folks”
– Queen “Another One Bites the Dust”
– R.E.M. “The One I Love”
– Radiohead “Fake Plastic Trees”
– The Ramones “I Wanna Be Sedated”
– Rascal Flatts “Stand”
– Rihanna “Umbrella”
– Roxette “Listen to Your Heart”
– Sara Bareilles “Love Song”
– Sheryl Crow “Soak Up the Sun”
– Taylor Swift “I’m Only Me When I’m With You”
– The Bangles “Walk Like an Egyptian”
– The Fray “Over My Head (Cable Car)”
– The Jackson 5 “ABC”
– The Police “Every Little Thing She Does Is Magic”
– The Raveonettes “Love in a Trashcan”
– Trace Adkins “Ladies Love Country Boys”
– Weezer “Island in the Sun”
– Young MC “Bust a Move”

É claro que o game deve trazer um conteúdo para download extra, e isso deve acontecer com certa freqüência.

Mas podemos discutir um pouco sobre o recurso, já que ainda há a presença do ambicioso modo “Freestyle”, que permite a importação de músicas do jogador diretamente para o game. Você poderá trazer músicas de qualquer MP3, conectando-o ao jogo. Lips também poderá ler músicas da biblioteca de mídia do Xbox 360.

Por mais que o jogo não possa fazer o download das letras das músicas, ele ainda poderá avaliar os movimentos da sua apresentação. Lips vai analisar cada música e determinar em que partes da música haverá vocal presente, além das batidas e ritmo. Mas esse recurso irá tirar a voz original, trazendo uma experiência mais parecida com o karaokê original.

Ainda existe o modo online, no qual você poderá desafiar outro jogador. Mas não existe o recurso de gravar vídeos musicais com a câmera Vision e compartilhá-los com amigos. Procurar vídeos de karaokê na comunidade é certamente um nos aspectos mais interessantes do jogo do gênero do PlayStation 3.

Além disso, a falta de suporte para Avatares também parece uma oportunidade perdida para o jogo musical exclusivo para o Xbox. Nós deveríamos conseguir colocar mais elementos pessoais no jogo, além das músicas. Seria adorável ver o seu Avatar beijar o do seu amigo no modo “Kiss”.

Então, quanto o jogo irá custar? Na América do Norte, o kit que inclui os dois microfones giroscópicos e o jogo sairá por $69,99 dólares. O game deverá chegar no meio de Novembro.