A logomarca produzida pelo cartunista Ziraldo para o 26º aniversário do PT, em fevereiro, provocou protestos do P-SOL, sigla formada por dissidentes petistas. O motivo da nova polêmica na esquerda é prosaico: Ziraldo é filiado ao P-SOL e, agora, os socialistas enciumados querem que ele desenhe um sol estilizado, símbolo do seu partido, e não estrelas para o adversário PT.

continua após a publicidade

"Por generosidade, Ziraldo ajuda os velhos e decadentes, mas, na hora da opção política, ele se compõe com os jovens em ascensão, principalmente com os que se formaram na transparência e combatividade", provocou o presidente do P-SOL fluminense, Milton Temer, que foi do PT até o ano passado e já chegou até a disputar a presidência do partido com o ex-ministro José Dirceu, quando ambos eram deputados federais.

O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, disse que o cartunista foi remunerado pelo trabalho, mas não declarou o valor. "Ele é nosso amigo", afirmou. Petista até três meses e meio atrás, o deputado Chico Alencar (P-SOL-RJ) deu de ombros. "Foi um trabalho meramente profissional", insistiu. Um dos parlamentares que foram às lágrimas durante o depoimento do publicitário Duda Mendonça à CPI dos Correios – quando foi escancarado o caixa 2 do PT -, Alencar avisou, porém, que a coisa não ficará por isso mesmo.

"A característica do Ziraldo é o desprendimento com que ele doa seus traços. Mas vamos cobrar um símbolo para o partido dele, que é o P-SOL", contou Alencar. "Não precisa de uma constelação. Um solzinho com o traço do Menino Maluquinho já é suficiente", completou, numa referência a um dos mais famosos trabalhos do cartunista.

continua após a publicidade

Ziraldo filiou-se ao P-SOL em setembro do ano passado, mas continuou tendo bom relacionamento com os petistas. Na logomarca produzida sob encomenda para o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a intenção foi mostrar que a sigla é maior do que a crise política e que a turbulência ficou para trás. Acompanhando os traços de Ziraldo, o mote do aniversário petista – que será comemorado com Lula no dia 13 de fevereiro, em Brasília – foi inspirado num sucesso de Paulo Vanzolini nos anos 1960. Diz o slogan: "PT 26 anos 2006 – A volta por cima".

O cartunista produziu dez esboços para o PT – num deles, cada uma das 26 estrelas ascendentes estilizadas exibia diferenças entre si, simbolizando a diversidade de opiniões dentro do partido, que abriga mais de dez facções internas. Mas, para a festa de 26 anos, a legenda preferiu o desenho com todas as estrelas iguais, na tentativa de demonstrar união.

continua após a publicidade

"Foi uma decisão entre o Ziraldo e o PT, porque preferimos uma linguagem mais direta e objetiva nesse momento de dar a volta por cima e superar um momento triste", comentou Ferreira. Ziraldo foi procurado pela Agência Estado, mas está em viagem internacional e não foi localizado.