Trabalhadores do Movimento Sem-terra fecham estrada no Paraná

Aproximadamente 100 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) fizeram um protesto hoje, fechando por cerca de 10 horas a PR-662, entre os municípios de Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu, a 350 quilômetros de Curitiba, no sudoeste do Paraná. Acampados próximo à Fazenda Trombini, eles exigem a desapropriação da área. A Polícia Militar conseguiu desmobilizá-los à tarde, quando havia um grande congestionamento no local, prometendo intermediar as negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O superintendente do Incra no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, disse que esse protesto deve-se à lentidão do processo de comprar terras para a reforma agrária. Mas garantiu que este ano já foram assentadas mais de mil famílias e que até o fim do ano será cumprida a promessa de três mil.

A Fazenda Trombini estava entre as que poderiam ser desapropriadas, mas no ano passado um grupo invadiu uma parte e houve confronto. O proprietário conseguiu reintegração de posse, alegando esbulho possessório. Por isso, o processo de desapropriação foi paralisado.

Voltar ao topo