Trabalhador pode localizar carteira perdida pela internet

O trabalhador que perdeu a Carteira de Trabalho pode tentar localizá-la pela internet. A busca virtual será possível graças à parceria entre a Delegacia Regional do Trabalho e o governo estadual, que está abrindo em seu site um serviço de consulta para a localização do documento. O lançamento oficial do serviço acontece amanhã, às 14h30, na sede da DRT (Rua José Loureiro, 574, térreo).
A busca poderá ser feita em casa ou no computador especialmente instalado no andar térreo da DRT – onde acontece grande parte do atendimento ao público prestado pelo órgão. Para isso basta acessar o endereço
www.pr.gov.br e, à esquerda da tela, clicar em documentos, achados e perdidos e, por fim, Delegacia do Trabalho. Em seguida, o usuário deve digitar seu nome no espaço indicado e aguardar a resposta.
Se o nome do trabalhador estiver na base de dados, o caminho é procurar pessoalmente a DRT, no horário comercial, para requisitar a devolução do documento. Isso vale para quem mora em Curitiba. Quem reside no interior do Estado deve solicitar e devolução do documento nas subdelegacias ou agências de atendimento. Se morar fora do Paraná, o contato deve ser a DRT do Estado onde o trabalhador reside atualmente.
De posse dos pedidos de devolução, servidores da DRT farão uma pesquisa no depósito de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) onde o órgão aluga espaço para guardar mais de 18 mil carteiras de trabalho perdidas. O prazo entre o pedido e a devolução é de aproximadamente uma semana porque a busca no depósito é semanal e feita manualmente. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo