Tiroteio em LA quebra tranquilidade de festejos de 4 de julho

Um tiroteio hoje (04) à tarde junto ao balcão da El-Al, a companhia aérea de Israel, no terminal internacional do Aeroporto de Los Angeles, deixou três mortos e interrompeu bruscamente a tranqüilidade dos festejos do 4 de Julho, que os americanos realizaram sob extraordinárias medidas de segurança contra possíveis ações terroristas. Três pessoas ficaram gravemente feridas. O autor dos primeiros disparos, cuja identidade não foi imediatamente divulgada, foi morto a tiros por um segurança da El-Al. Uma pessoa foi detida.

A chancelaria israelense chamou o ataque de ?ato terrorista? e prometeu que Israel caçará os responsáveis. Mas, segundo o FBI (polícia federal americana) e o prefeito de Los Angeles, James Hahn, as primeiras indicações são de que não se tratou de terrorismo e o fato de o tiroteio ter ocorrido no balcão da El-Al pode não ter passado de coincidência. ?Tudo nos leva a crer que foi um crime isolado?, disse uma fonte do governo federal em Washington. Hahn fez uma declaração similar e o FBI informou que não está procurando nenhum suspeito pelo ocorrido, embora ainda não se possa descartar a hipótese de terrorismo.

O aeroporto foi reaberto ao tráfego aéreo depois de uma breve interrupção das operações, e a El-Al informou que continuará operando normalmente.

Mesmo assim, o episódio sublinhou a sensação de vulnerabilidade entre os milhões de americanos que planejavam transformar numa manifestação de afirmação de orgulho nacional e fervor patriótico o primeiro Dia da Independência depois dos ataques terrroristas de 11 de setembro.

Voltar ao topo