Thomaz Bastos recebe da ONU projeto piloto de segurança urbana

O representante das Nações Unidas contra Drogas e Crime (ODC) no Brasil, Giovanni Quaglia, entregou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, projeto piloto de segurança urbana para ser instalado em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. A idéia é que o programa sirva, futuramente, de modelo para a expansão de outras cidades do país. O ministro, segundo Quaglia, pretende implantá-lo imediatamente.

A proposta de Quaglia visa melhorar o salário dos policiais, criar a polícia comunitária, reforçar a ofensiva do comércio ilegal de armas e desenvolver um trabalho de mapeamento de dados sobre segurança. “A idéia é colaborar com um programa abrangente de segurança urbana. O problema da segurança no Brasil é sério, por isso, pretendemos nos reunir para avaliar os problemas e traçar as prioridades. A boa notícia é que o ministro tem muito interesse que a ONU participe, e já quer iniciar o trabalho na próxima semana”, informou.

O ODC é um escritório de cooperação que levanta recursos internacionais para desenvolver programas relacionados a drogas e à criminalidade. Atua em mais de 100 países e conta com especialistas na área de crime, violência e entorpecentes. Desenvolve com o Ministério da Justiça vários programas, como o de controle de precursores químicos (substâncias tóxicas) com a Polícia Federal.

Voltar ao topo