Teste para EstaR Eletrônico começa nesta quinta-feira em Curitiba

A fiscalização de 206 vagas do EstaR (Estacionamento Regulamentado) na Praça Osório começa a ser feita, a partir desta quinta-feira (22), com o uso de palm tops ? mini-computadores que cabem na palma da mão. Dez agentes, treinados para o novo sistema de fiscalização, vão deixar de lado papel e prancheta e registrar nos mini-computadores informações sobre a ocupação das vagas do EstaR. Nesta primeira fase dos testes não há mudanças para o usuário, que continuará usando o cartão em papel.

Após avaliação dos resultados pela Diretran, a novidade poderá ser adotada em todo o sistema EstaR que garante a rotatividade de 7.500 vagas de estacionamento no anel central da cidade e também nos bairros Portão e Bigorrilho. O diretor da Diretran, Carlos Alexandre Bettes, explica que os testes não trazem custos para a Prefeitura.

Segundo ele, dependendo dos resultados, podem ser utilizados outros sistemas que garantam a modernização do EstaR, como o cell park. Atualmente a compra de cartões de estacionamento é feita na Urbs ou junto aos agentes de trânsito e também em bancas credenciadas. Com o cell park o usuário poderá adquirir créditos pelo telefone celular. Além disso, ele será informado quando o período para o qual ele adquiriu os créditos (de uma a três horas, conforme a área de EstaR) estiver terminando.

O sócio da empresa Directnet, responsável pela criação do sistema e realização dos testes, Paulino Rocha e Silva, explica que as vantagens estão relacionadas principalmente à segurança. Em Curitiba, a falsificação atinge 30% dos cartões de EstaR.

“Há cidades que têm um problema ainda mais sério. No Rio de Janeiro este índice chega a 50%. Nós escolhemos Curitiba para os testes porque o sistema de estacionamento rotativo da cidade é perfeito desde o processo manual até o seu controle”, explicou Paulino Silva. Segundo ele, o objetivo é testar o sistema cell park em Curitiba e depois das correções e adaptações levá-lo para outras cidades brasileiras.

O EstaR permite a rotatividade das vagas. Ou seja, nas áreas reguladas pelo EstaR os veículos não podem permanecer durante todo o dia ocupando a mesma vaga. O sistema é implantado a pedido dos moradores e, principalmente, dos comerciantes, que são favoráveis ao rodízio para não comprometer o movimento no comércio. A rotatividade média é de quatro veículos por vaga a cada dia. O EstaR permite que 30 mil carros estacionem das 9 às 19 horas.

Para garantir o funcionamento do sistema os motoristas que utilizam as vagas do EstaR adquirem cartões de uma hora que valem R$ 0,75. Há situações passíveis de regularização (ver quadro) mediante o pagamento de R$ 7,50. Se não for feita a regularização em até 72 horas, o motorista poderá ser notificado por estacionar em desacordo com a sinalização, infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Voltar ao topo