Terminal de ônibus em Colombo será entregue num prazo de 60 dias

Dentro de dois meses termina a construção do Terminal Metropolitano de Guaraituba, no município de Colombo. Com capacidade inicial para 30 mil passageiros/dia, o terminal é um dos nove previstos pelo Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Comec com recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As obras do terminal, que agora entram na fase de acabamento e de ajardinamento, foram vistoriadas nesta quarta-feira (12) pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e pelo diretor-presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, em companhia do governador Roberto Requião. O prefeito de Colombo, J. Camargo, também participou da vistoria.

O Terminal Metropolitano de Guaraituba, com 2.637 metros quadrados de área coberta e custo total de R$ 2,3 milhões, ocupa uma área de 8,718 metros quadrados e terá 17 plataformas para ônibus, além de uma área edificada de 275 metros quadrados para comércio e serviços. Inicialmente, Guaraituba vai absorver dez linhas do Terminal do Alto Maracanã. Em seguida, terá mais sete linhas próprias. O movimento de passageiros poderá chegar a 50 mil passageiros por dia útil. Para o diretor-presidente da Comec, a super-lotação do Alto Maracanã é que motivou a construção do Terminal do Guaraituba. ?Com a absorção de 40% da atual demanda do Maracanã, o novo local vai proporcionar um atendimento de qualidade para os passageiros?, disse Alcidino Pereira.

Alto Maracanã

Durante a vistoria, o secretário Forte Netto comunicou ao governador que nesta quarta-feira foram retomadas as obras de construção do Terminal do Alto Maracanã, também em Colombo, que estavam paralisadas há mais de 30 dias. Iniciadas em janeiro último, as obras haviam parado por problemas de descumprimento de contrato. Com uma nova empreiteira em ação, os trabalhos foram reiniciados. O Terminal do Alto Maracanã terá 4.053 metros quadrados de área coberta e é a obra mais importante que o município de Colombo está recebendo, disse Forte Netto.

Ao mesmo tempo, outros dois terminais estão em fase de construção. O de Roça Grande, em Colombo, está recebendo neste mês obras para a abertura dos acessos dos ônibus, e poderá ser operacionalizado dentro das próximas semanas. E o de Vila Angélica, em Araucária, já tem 60% de sua obra executada. Também serão construídos terminais em Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, além de um mini-terminal em Campina Grande do Sul.

Voltar ao topo