Termina quarta-feira prazo para inscrições no Enem

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta quarta-feira (19). Os alunos que estão no terceiro ano do ensino médio podem fazer as inscrições na secretaria de cada escola até o prazo e depois só nos Correios ou pela internet, no site www.inep.gov.br. Para quem já concluiu o ensino médio, as inscrições serão feitas de 24 a 29 de maio.

Cerca de 450 universidades públicas e particulares já utilizam as notas da prova como forma de acesso para os alunos. O Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação (MEC), também pretende usar o critério para oferecer vagas aos estudantes carentes nas faculdades particulares.

De acordo com o coordenador-geral do Enem, Dorivan Ferreira, a tendência é que mais instituições utilizem o teste como critério de seleção. Ele ressalta que a metodologia utilizada pelo vestibular é bem diferente do Enem, que realiza uma avaliação ampliada do conhecimento adquirido pelo aluno durante os três anos de ensino médio.

?A gente não faz nenhum tipo de seleção ou classificação, por isso nossas provas não possuem nenhum tipo de ?pega?, nada que possa confundir a resposta do nosso candidato?, explicou ele.

A prova do Enem é voluntária. Os estudantes da rede pública de ensino, alunos carentes das escolas particulares e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não precisam pagar a taxa de R$ 35.

A data da prova está marcada para o dia 29 de agosto.

Voltar ao topo