Neste domingo (19) acontecerá o último Teatro para o Povo Verão, projeto realizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. A programação será retomada em abril. As apresentações do dia 19 acontecerão simultaneamente nos quatro auditórios, às 11 horas, e a entrada será um quilo de alimento não-perecível.

O coral infantil Brasileirinho se apresentará no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). O grupo pertence ao Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e é dirigido por Simone Cit e Milton Karam desde a sua criação, em outubro de 1993. Nestes 12 anos de atividades, o Brasilerinho tem um repertório de 100 canções brasileiras, do início do século XX até hoje, e sete espetáculos temáticos: de Chiquinha a Chico, Álbum de Família, TV Brasileirinho, Tá na Hora, Cantando o 7, 100pre Cantando, A Cara do Brasil e Quem Não Se Comunica Se Trumbica.

Além de Curitiba, o Brasileirinho já se apresentou em Manaus, Campo Mourão, Ponta Grossa, Guarapuava e Ibiporã. Fez também participações especiais nos shows do Grupo Blindagem, da dupla gaúcha Kleiton e Kledir e do compositor Toquinho, no Teatro Guaíra, em comemoração aos seus 30 anos de carreira.

O grupo é formado por Alexandre Marçal, Ana Carla Bermúdez, Ana Paula B. Silva, Ana Paula Silva, Aniella Barbosa, Athos Roman, Camila Arezo, Carolina Nunes, Fernanda Bocchi, Gabriel Roman, Gabriel Martins, Giulia Pucci, Gustavo Manika, Heitor Roman, Helena de Carvalho, Júlia Contador, Laura Amaral, Leo Cit Delari, Liz Fernandes, Luma Von Perfall, Manoela Tavares, Marcela Contador, Marina Rosa, Miguel Negrão, Nicole Alves, Raísa Negrão, Samia Negrão, Victor Kaminski, Vinícius Tavares, Vítor Cit, Wagner Rocha.

No Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) será apresentada a peça Contas Diárias – um Teatro de Máscaras, com direção de Mauro Zanatta. São três cenas da ?vida sem desconto? extraídas do cotidiano e apresentadas por personagens-máscaras. As personagens, tipos clássicos como o aluno arteiro, o professor tímido, a aluna estudiosa, o guarda severo, o médico astuto e as idosas, são representadas pelas suas máscaras que pronunciam no silêncio dos seus movimentos, as palavras do seu avesso destino. Um espetáculo para todas as idades. Participam Bruno Cavalcanti, Fábio Lins, Janaina Spoladore e Karina Pereira.

Tecno Shadow, da Cia Karagoz, será a apresentação audiovisual de teatro de bonecos para adultos no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Imagens e iluminação de Marcello Santos e participação de Tarcísio Meira e Vivian França.

E no Teatro José Maria Santos, a peça ?Homens?. Em um futuro distante, quatro homens vivem isolados em uma parte inóspita do planeta dominado pelas mulheres. Cansados de serem obedientes aos caprichos femininos, eles resolvem voltar ao ano de 2005 em busca da conquista de seu orgulho e, assim, pôr fim à indesejada submissão imposta por elas. A direção é de Fabiano Amorim com as participações de Caike Luna, Breno Reis, Marco Zenni e Ade Zanardini.