Tensão tomou conta dos arredores da Fazenda Araupel

A tensão tomou conta dos arredores da Fazenda Araupel (subdividida em Rio das Cobras e Pinhal Ralo), município de Quedas do Iguaçu., durante todo dia de hoje. Boa parte dos 53 mil hectares da área de propriedade da empresa Araupel foram ocupados por cerca de 1.500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no sábado. Outras setecentas famílias já estavam acampadas na propriedade desde 1999. O não cumprimento de uma ordem de reintegração de posse dessa parte da fazenda  gerou inclusive a aprovação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de um pedido de intervenção federal no Paraná.

Hoje cerca de cem policias continuavam na fazenda para evitar maiores problemas.

Três armas foram apreendidas com os sem-terra. Dois revólveres e uma espingarda.  Segundo o comandante da PM de Quedas do Iguaçu, Sérgio Borges, o risco de conflito na região ainda é grande. Três integrantes do MST estão presos na delegacia da cidade por porte ilegal de armas.

Hoje a empresa entrou com pedido de reintegração de posse na Vara Cível de Quedas do Iguaçu. A Araupel trabalha há trinta anos com agricultura e manufaturados de madeira para exportação, principalmente para os Estados Unidos. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo