Temporão diz que cargos da Saúde serão preenchidos com técnicos

O novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tomou posse nesta segunda-feira (19) eprometeu a articulação entre as diversas esferas do governo federalpara melhorar o Sistema Público de Saúde.

Temporão disse ainda que irá fazer um trabalho de combate a fraudes pormeio de mecanismos de controle que contarão com a participação dasociedade. Segundo o ministro, todas as indicações para os cargosobedecerão critérios técnicos. "A gente vai levar em conta o passadoético e a capacidade dos futuros gestores".

O ministro, no entanto, afirmou que essas momeações não necessariamentedeixarão de respeitar as indicações partidárias. "Uma coisa não excluia outra. Nada impede que o PMDB observe esses critérios ao sugerir os nomes".

"A Saúde um trabalho de promoção social. O que produz mais saúde érenda, emprego, habitação, saneamento e educação", disse. Segundo ele,a interação com os ministérios de Cidades e Meio Ambiente será um dosobjetivos principais de sua gestão.

"Atualmente os agentes públicos lidam apenas com as conseqüências, nãocom os [fatores] determinantes que provocam doenças e a necessiadade deatendimento público", afirmou.

Voltar ao topo