As defesas civis de nove Estados das regiões Norte, Centro-Oeste Sudeste e Sul do País foram alertadas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto à possível ocorrência de temporais entre hoje e amanhã.

continua após a publicidade

De acordo com a Sedec, na região Norte, ainda hoje, áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Em alguns momentos, as pancadas podem ser acompanhadas de raios e ventos de até 50 quilômetros por hora, principalmente no centro-norte e leste do Amazonas e no centro-norte do Pará.

Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a partir de hoje, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região Sul formará nuvens carregadas que provocarão temporais com possibilidade de raios e ventos de até 60 quilômetros por hora no sul e centro do Mato Grosso do Sul; no sul, centro-leste e oeste de São Paulo; no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, principalmente, no centro-norte e no norte gaúchos.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamento de morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

continua após a publicidade