Temporais devem atingir dez Estados, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta que dez Estados podem ser atingidos por temporais entre esta terça e quarta. O forte aquecimento diurno e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral sul do Brasil organizam áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais São Paulo, Amazonas, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em alguns momentos, os temporais podem ser acompanhados por raios e ventos de até 70 quilômetros por hora. A ocorrência de granizo isolado no três Estados do Sul do País não está descartada.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Voltar ao topo