Temporais devem atingir 7 Estados até próximo domingo

As defesas civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão foram alertadas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto à possível ocorrência de temporais até o próximo domingo.

De acordo com a Sedec, ainda nesta quinta-feira (15), uma frente fria no litoral da região Sul forma áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no Norte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados com raios e ventos de até 70 quilômetros por hora.

A partir da noite de amanhã, até o próximo domingo, a passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil manterá o risco de temporais com queda de granizo isolado, principalmente, no centro-norte e leste gaúchos; no litoral e planalto catarinenses e no litoral e centro-leste do Paraná.

A Sedec informa, ainda, que entre sábado e domingo, no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o mar ficará muito agitado e com rajadas de vento que podem oscilar entre 80 e 100 quilômetros por hora. As condições para uma ressaca do mar são favoráveis. Em alto mar, a elevação das ondas deve ficar entre três e quatro metros. Durante este período não é aconselhável a prática da navegação.

Também hoje, áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que manterão a ocorrência de pancadas de chuva em Tocantins. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-norte do Estado. Entre hoje e amanhã, áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) dão origem a nuvens carregadas que mantêm a ocorrência de pancadas de chuva no Maranhão. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios no centro-norte e oeste do Estado.

No Mato Grosso do Sul, entre hoje e o próximo sábado, a presença de áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuva no Estado. Em alguns momentos, o temporal deverá ter descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora, principalmente no centro-sul do Estado.

A partir de hoje e até o próximo domingo, uma área de instabilidade também manterá as condições de pancadas de chuvas no Estado de São Paulo. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados com raios e ventos de até 60 quilômetros por hora, principalmente, no sul, centro e leste do Estado, região que inclui a Grande São Paulo.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Voltar ao topo