Tecpar produzirá mais de 29 milhões de doses de vacina anti-rábica

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai atingir o recorde na produção de vacina anti-rábica, para uso canino, no ano que vem. A produção recorde já está garantida porque o Ministério da Saúde solicitou a entrega de 29 milhões de doses da vacina para 2003. O recorde anterior foi de 28 milhões de doses, em 2000.
O Tecpar, ligado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o único fornecedor de vacina anti-rábica do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional da Saúde. Em 2002, a produção do instituto será de 26 milhões de doses.
Para o diretor técnico do Tecpar, Carlos Fior, o pedido do ministério atesta a qualidade de produção do instituto.

O aumento no pedido deve-se à ampliação da área de ação da vigilância sanitária e da epidemiologia no controle da raiva do Programa Nacional de Imunização. O programa já consegue atingir pontos isolados do País, que anteriormente eram de difícil acesso para a penetração da campanha de vacinação. A campanha nacional geralmente ocorre no mês de agosto.
Segundo Fior, o aumento na produção não deve afetar o ritmo de trabalho do instituto. Além de fornecer todo o estoque do Ministério da Saúde, o Tecpar também atende países vizinhos como Paraguai e Bolívia, fornecendo excedentes de produção para ajudar no controle da raiva. No mês passado, foram remetidas 50 mil doses de vacina anti-rábica para o Equador, que ainda não tem o suficiente para sua demanda nacional.

Voltar ao topo