Técnicos insatisfeitos com a Fifa por data de inscrições

A decisão da Fifa em não adiar a inscrição final dos jogadores à Copa do Mundo gerou grande insatisfação entre os treinadores das seleções. A maioria gostaria de que o prazo fosse prorrogado de 15 para 30 de maio. A Fifa não concordou e manteve a data limite como havia estabelecido.

Técnicos como Raymond Domenech, da França, e Marco Van Basten, da Holanda, não tiveram receio de criticar a entidade e os organizadores do Mundial. "Esta data limite é um problema", disse Domenech que deve levar 30 jogadores para os treinos mesmo sabendo que sete não seguirão com o grupo para a Alemanha. "Estou decepcionado por esta decisão negativa", contou Van Basten. "Fere os interesses do futebol."

Igor Miroshnichenko, assessor de imprensa da Ucrânia, também não gostou. "A Ucrânia está a favor de uma extensão do prazo até dia 30 de maio, mas acataremos a decisão da Fifa."

Os ingleses reprovaram a decisão. Dirigentes da Associação Inglesa de Futebol se manifestaram decepcionados com a determinação de Fifa de não adiar as inscrições.

Blatter não deixou por menos e foi duro contra os treinadores das seleções. "Esta medida permite aos jogadores convocados que tenham um tempo adequado de recuperação e ainda é possível trocar os que se lesionarem depois da data limite", rebateu o presidente da Fifa.

"Foram os treinadores nacionais quem primeiro se queixaram da situação (jogadores extenuados com os jogos em seus clubes) e agora, quando a data limite se conhece há mais de um ano, são os mesmos treinadores que querem adiar as inscrições", insistiu Blatter.

Carlos Alberto Parreira era um dos que apoiavam o adiamento das inscrições. No recente congresso de treinadores, em Dusseldorf, a comissão técnica da Seleção Brasileira endossou o movimento dos técnicos pedindo a troca das datas. Parreira e seus assessores aguardavam a decisão da Fifa para fechar a programação da Seleção e detalhes da convocação final.

Se o prazo fosse prorrogado, Parreira poderia até mudar os planos da Seleção. Não estava descartado um adiamento da convocação dos jogadores para o dia 20 de maio, dois dias antes da apresentação do time brasileiro em Weggis, Suíça, cidade eleita pela comissão técnica para treinar o time até o dia 4 de junho, antes de ir para a Alemanha.

A convocação da Seleção está prevista para 14 de maio, um dia antes de a Fifa fechar as inscrições ao Mundial. Antes, em meados de abril, a comissão técnica terá uma reunião para definir os últimos detalhes da lista de convocados.

Voltar ao topo