Com uma palestra da assistente social e mestre em serviço social, Telma Maranho Gomes, da Universidade Estadual de Maringá sobre os princípios básicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), começou nesta quarta-feira (22) a primeira etapa do processo de Capacitação dos Gestores e Conselheiros da Assistência Social. O encontro, organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), segue nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Slaviero Braz, em Curitiba.

continua após a publicidade

Participam da capacitação os chefes e técnicos dos 17 escritórios regionais e da sede da Secretaria, do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) e membros do Conselho Estadual de Assistências Social (Ceas) e do Fórum Estadual de Ação Social (Foreas). O objetivo é prepará-los para que atuem como multiplicadores da nova política nacional de assistência social, promovendo a qualificação sistemática, sustentável, participativa e descentralizada dos gestores e conselheiros da área.

A assistente social e mestre em serviço social, Telma Maranho Gomes, da Universidade Estadual de Maringá, também conselheira do Ceas, foi a encarregada de apresentar o novo modelo de gestão do sistema público da política de assistência social, como a concepção e suas atribuições. Além do tema principal, abordado também por outros palestrantes, estão sendo discutidos os programas sociais da Secretaria do Trabalho, nas parcerias com os municípios e Governo Federal, e o papel do Conselhos e Fóruns.

O Sistema Único de Assistência Social define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços e qualidade no atendimento.

continua após a publicidade

Segundo o secretário do Trabalho, Padre Roque Zimmerman, os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização.

O processo de capacitação de gestores e conselheiros continua em julho, para alcançar os 399 municípios visando o conhecimento e aprimoramento de questões relativas ao novo cenário que se apresenta em função da recente aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

continua após a publicidade

O conjunto de medidas regulatórias e operacionais, a partir dessa reorganização, também estão na pautas dos encontros regionais.