Teatro do Paiol inaugura nova iluminação cênica de Curitiba

A noite ganhou novas cores no bairro Prado Velho, em Curitiba. Parte da história da cidade, que ainda guarda o charme de outros tempos, o Teatro Paiol acaba de ganhar uma nova iluminação externa, com jogo de luzes, projetores potentes e grades de proteção. Este é o primeiro ponto turístico da cidade a receber iluminação cênica, projeto da Prefeitura de Curitiba para valorizar o patrimônio público e prédios históricos.

“O Teatro Paiol é um símbolo de Curitiba, marco histórico no processo de revitalização de edificações notáveis”, afirma prefeito Cassio Taniguchi, aprovando o resultado do trabalho executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A iluminação cênica é um atrativo a mais para que os turistas visitem a cidade também à noite, afirma o gerente de Iluminação Pública da secretaria, Tony Lincoln Malheiros. Além disso, diz ele, “logradouros bem iluminados são indispensáveis à melhoria das condições de segurança pública”,

“O projeto para iluminar os principais pontos turísticos de Curitiba foi um pedido pessoal do prefeito Cassio Taniguchi. Com a conclusão da iluminação do Teatro Paiol, iniciaremos agora a iluminação cênica do Portal de Santa Felicidade”, explica.

Os serviços de melhoria da iluminação externa do Teatro Paiol foram realizados por equipes próprias do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Curitiba com um custo de R$ 22.000,00. Foram refeitas todas as caixas de concreto ao redor do Teatro, com a instalação de 19 grades de proteção e 26 projetores simétricos martelados, que oferecem maior eficiência para este tipo de iluminação. No chão e no primeiro telhado do Teatro, foram instaladas lâmpadas de vapor de sódio de 250 Watts, que proporcionam uma iluminação amarela. Já na cúpula do prédio, foram colocadas lâmpadas metálicas em azul, também com potência de 250 Watts. O equipamento é acionado automaticamente, ao anoitecer.

“Antes deste projeto de revitalização, o parte externa do Teatro Paiol estava praticamente no escuro. Só existiam os buracos no chão da iluminação antiga. Agora, ficou mais bonito e todos são beneficiados, inclusive os moradores da região que ganham mais segurança.”, diz o coordenador do Teatro Paiol, Clovis Severo Brudzinski Jr. “Curitiba volta a ter o seu “bolo de noiva”, com todo o destaque merecido”, completa o coordenador.

Voltar ao topo