Taxa de uso da água deve gerar R$ 10,9 milhões

São Paulo – A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência de Água das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) entregam na sexta-feira (20) os primeiros boletos da cobrança pelo uso da água a representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Sociedade de Saneamento e Abastecimento de Água de Campinas (Sanasa) e da Rhodia-Poliamida. De acordo com nota divulgada pela ANA, a Sabesp é a principal pagadora da taxa e a Rhodia, o maior usuário industrial.

A estimativa das agências é a de que a arrecadação em 2006 alcance R$ 10,9 milhões, dos quais, pelo cadastro atual, 55% correspondentes à taxa que deve ser paga pela Sabesp. Conforme a ANA, a participação estimada para a companhia pode mudar à medida em que novos usuários sejam inseridos no cadastro.

Em nota, as agências explicam que será cobrado o uso de rios de domínio da União (que banham mais de um Estado), como Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Piracicaba. Os recursos arrecadados serão administrados pelo Consórcio PCJ, que, por meio de um contrato de gestão com a ANA, poderá aplicá-los em obras para recuperação das bacias. Os primeiros boletos serão entregues às 15 horas, na sede da Agência de Água PCJ, em Piracicaba (SP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.