| Wander Roberto/COB/Divulgação |
| Diogo Silva (proteção vermelha) garantiu no mínimo bronze na categoria até 68kg. |
A marca anterior do Brasil havia sido conquistada em Winnepeg, há quatro anos (101 medalhas). A delegação busca também superar o recorde de ouros. Em 1999, o país obteve 25 primeiros lugares.
No momento, o Brasil tem 97 medalhas (24 de ouro, 30 de prata e 43 de bronze), mas já tem mais cinco medalhas garantidas. Além da medalha no taekwondo, as seleções masculina e feminina de futebol estão classificadas para a final. E as equipes de squash já asseguram no mínimo dois bronzes.
No taekwondo, Diogo Silva derrotou o salvadorenho Julio Cesar Cubias pelas quartas-de-final. Como não há disputa do terceiro lugar na modalidade, a presença nas semifinais garante a medalha de bronze.
O combate estava empatado em 5 a 5 quando o salvadorenho foi desclassificado após cair pela terceira vez. A delegação de El Salvador não se conformou com a decisão e entrou com um recurso.
– Consegui um golpe quando faltava apenas um segundo para o fim. Estou muito feliz com isso. Vim para buscar uma medalha e quero ir o mais longe possível na competição.
continua após a publicidade
continua após a publicidade