Supernavio volta a atracar no Porto de Paranaguá

O maior navio recebido nos últimos 10 anos no Paraná, que no mês passado programou embarque de 82 mil toneladas, volta a atracar nesta quarta-feira (12) no Porto de Paranaguá. O graneleiro ?Lemnos? está ao largo do porto e deve atracar no cais comercial, programado para receber 79 mil toneladas de soja no berço 212 do Corredor Público de Exportação. Com bandeira do Chipre, o navio europeu levará a carga para a Alemanha.

A superembarcação tem 243 metros de comprimento e supera o comprimento médio dos navios graneleiras convencionais, que chega a 215 metros. Com o embarque do ?Lemnos?, o Porto de Paranaguá mantém o previsto na Ordem de Serviço 020/2004, que dá preferência aos navios de grande porte, atracados no Corredor de Exportação e que tenham volumes de embarques maiores.

O embarque também ultrapassa a média de carregamentos de navios no Porto, que chega a 40 mil toneladas. Junto com o ?Lemnos?, outros 24 navios estão ao largo do Porto de Paranaguá, aguardando para atracar. Entre eles, 10 navios vão descarregar fertilizantes, outros 7 embarcarão grãos e 4 vão movimentar contêineres.

Nesta terça-feira, 20 navios estão atracados nos Portos de Paranaguá e Antonina para movimentar produtos diversos, como bobinas de papel, madeira, produtos inflamáveis, trigo, açúcar, milho, cargas congeladas e contêineres.

Voltar ao topo