Mesmo com recente ampliação de leitos – ocorrida em maio deste ano -, o pronto-socorro do Hospital Universitário (HU) de Londrina, norte do Estado, ficou superlotado ontem.

continua após a publicidade

Até o final da tarde desta terça-feira foram registrados 69 pacientes necessitando atendimento – 21 a mais do que a capacidade do hospital. Destes, dez aguardavam por uma vaga na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital. Após a ampliação, o HU passou de 26 leitos de pronto-socorro para 48, tendo sua capacidade de atendimento ampliada em 30%.

De acordo com o diretor-superintendente do HU, Francisco Eugênio de Souza, o crescimento da demanda do hospital pode ser consequência das alterações climáticas que atingiram Londrina na última semana.

“Mas existe uma série de fatores envolvidos nesse crescimento. Dentre eles está um pico eventual e até mesmo a diminuição das áreas de assistência básica de saúde de Londrina e região”, acrescenta.

continua após a publicidade

O superintendente pede para que a população vá às unidades básicas de saúde (UBS) antes de procurar o HU. “Isso evitará que casos mais graves deixem de ser tratados.”

Essa não é a primeira vez que o HU de Londrina enfrenta superlotação de pacientes em suas UTIs. A mais recente aconteceu em março passado, quando o hospital chegou a atender 72 pessoas para as 26 vagas existentes naquela época, antes da reforma.

continua após a publicidade