STJ vai apurar prisão de magistrados em operação da Polícia Federal

O corregedor nacional de Justiça, Antônio de Pádua Ribeiro, abriu uma sindicância para apurar os fatos que resultaram na prisão de magistrados durante a operação Furacão da Polícia Federal. Pádua Ribeiro pediu ao ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que forneça cópia de todo o inquérito que investiga supostas irregularidades, dentre as quais, lavagem de dinheiro.

Na portaria em que tomou a decisão de abrir a sindicância, o corregedor disse que levou em consideração as notícias divulgadas pela mídia sobre a prisão dos magistrados. Integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ribeiro disse que é necessário identificar os juízes envolvidos nos fatos apurados pela operação Furacão.

No documento, o corregedor observou que os "fatos podem configurar infração disciplinar". Ele citou a Lei Orgânica da Magistratura Nacional que prevê como deveres dos juízes "manter conduta irrepreensível na vida pública e particular". Se forem considerados culpados em um eventual processo administrativo, os magistrados podem ser punidos, no máximo, com aposentadoria compulsória.

Voltar ao topo