STF dá 48h para Lula explicar “caixa-preta do Judiciário”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva seja notificado pessoalmente para prestar esclarecimentos, querendo, quanto à interpelaçãofeita por juízes e desembargadores do estado do Paraná. Os magistrados se sentiram ofendidos pelas afirmações feitas pelo presidente durante cerimônia realizada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Lula tem 48 horas para dar as explicações que achar cabíveis.

No discurso, Lula disse que a ?Justiça não age, enquanto Justiça, no cumprimento da Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei?. ?Muitas vezes, uns são mais iguais do que outros, e é o que eu chamo de Justiça classista.(…) Neste país quem tiver 30 contos de réis não vai para a cadeia (…) É preciso saber como funciona a caixa-preta desse Poder que se considera intocável (…). Hoje, o crime organizado é uma indústria que tem seu braço político na polícia, no Judiciário”.

Gilmar Mendes, relator do pedido dos magistrados, afirmou que a Interpelação feita deve se processar perante o STF porque o suposto ofensor é o presidente da República. O relator registrou também em sua decisão que os magistrados têm legitimidade para interpelar o presidente da República, porque somente quem se julga ofendido pode pedir explicações em juízo.

Voltar ao topo