STF: Beira-Mar deve continuar na penitenciaria federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o indeferimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e negou o pedido de transferência de Fernandinho Beira-Mar, que está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, interior do Paraná (PR), para um presídio comum. Segundo a defesa, a remoção do detento para a penitenciária federal seria ilegal, uma vez que a execução de sentença penal transitada em julgado foi proferida por juiz estadual e não é de interesse da União.

No recurso, o advogado de Beira-Mar citou a decisão recente da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, que declarou a inconstitucionalidade de ato estatal que instituiu, no âmbito do Estado de São Paulo, o regime disciplinar diferenciado (RDD). Mas para o ministro Celso de Mello, relator desse pedido de habeas corpus, a declaração de inconstitucionalidade não caberia ao TJ. Ele salienta, sem examinar o mérito da controvérsia, que "a referida declaração de inconstitucionalidade – caso confirmada – não poderia emanar daquela colenda Câmara Criminal que, por ser órgão meramente fracionário, não dispõe de competência para formular juízo de ilegitimidade constitucional".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.