Stédile diz em Curitiba que Requião e Lula são “aliados” do MST

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, esteve hoje em Curitiba participando do encontro estadual que está sendo realizado esta semana em comemoração aos 20 anos de criação do movimento. Ele conversou com os militantes sobre as conjunturas econômica e política nacionais.

Além disso, Stédile falou sobre a reforma agrária no País, ao lado do professor da Universidade de São Paulo Plínio de Arruda Sampaio, um dos responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Reforma Agrária do governo Lula. A palestra aos integrantes do movimento aconteceu à portas fechadas.

Stédile destaca que o MST está negociando com o governo federal desde o final do ano passado. A proposta inicial do movimento era de assentar um milhão de famílias até 2007, mas durante as negociações, foi aceita a condição de assentar 400 mil famílias em três anos. “Estamos dando prioridade às famílias acampadas. Outras 130 mil receberam crédito fundiário, o que não consideramos reforma agrária”, conta Stédile.

De acordo com o Stédile, o governo federal é um grande aliado e o MST está esperando a implantação do Plano Nacional de Reforma Agrária o mais rápido possível.

O projeto chamado Abril Vermelho, em que seriam feitas várias invasões simultâneas no Brasil, na verdade está relacionado com a luta pela terra, e não uma ação nacional de ocupações, de acordo com Stédile. “Uma lei sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decreta que o dia 17 de abril é o Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, lembrando os mortos no conflito em Eldorado dos Carajás (Pará). Nós só estamos cumprindo a lei”, conta.

Na avaliação de Stédile, no Paraná existem muitas pessoas sem terra e uma concentração relativamente grande de latifúndios, principalmente na região Noroeste do Estado, onde há pecuária extensiva. “Nós poderíamos fazer uma grande reforma agrária no Paraná”, afirma. Segundo o dirigente do MST, o governo estadual sempre foi um aliado na luta pela terra. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo