A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – Abrac, está lançando seu site (abrac.adv.br). Uma conquista e um contraponto. As mesmas normas que autorizam o funcionamento dos mecanismos de percepção de ilicitudes, legitimam o exercício da advocacia para assegurar aos acusados a amplitude de defesa. Somos, pois, embora muitos odeiem esta lembrança, faces diferentes da mesma moeda…

continua após a publicidade

Na sua apresentação e como presidente, sintetizei que nos primórdios, sem lei, a justiça era do mais forte! Mesmo a história foi contada pelos mais fortes… Com rudimentos de solidariedade e necessidade de convívio, nasceu a advocacia.

?Faça-se a luz…? a luz da palavra, do raciocínio e do equilíbrio a iluminar as trevas da selvageria! A lei de talião já previa uma proporcionalidade na reação. ?Olho por olho? e não mais!

Entre maravilhas da ciência, criamos leis e tribunais na utopia de que substituiriam as vontades pessoais! Mas a turba ruidosa do ?crucificai-o?, continua entre nós com a inaceitável lei de Lynch…

continua após a publicidade

Aos vencedores e julgadores, as delícias do viver e escrever a história (passando-a a limpo várias vezes); aos vencidos e julgados, as misérias dos cárceres e a derradeira paz dos cemitérios…

Aferidora do grau de civilidade de um povo e irmã gêmea da solidariedade, a advocacia não foi concebida para quem teme olhar de frente os poderosos!

continua após a publicidade

Em marcha inversa, rumo a barbárie, inscientes querem tolhê-la e, assim, debilitam-se os mecanismos institucionais de sua salvaguarda! Com advogados em risco, sem prerrogativas, os processos serão meras farsas…

O site é um reduto legalista de resistência, de resgate da nossa história e dos compromissos com a sociedade. Aspiramos um Brasil que a Constituição prometeu! Vamos mostrar ao mundo que somos advogados e muito nos orgulhamos disto.

Espero, de coração, formarmos uma imensurável comunhão de cérebros na defesa das instituições, da cidadania, do livre exercício de nossa profissão sempre em contribuição ao altar do direito, da justiça e da democracia!

Elias Mattar Assad é presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. eliasmattarassad@yahoo.com.br