Soja GM é aprovada por 92% dos agricultores que adotaram a tecnologia

Cascavel – Um levantamento concluído pela Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), em janeiro de 2008, mostra que os benefícios da soja tolerante a herbicida são percebidos pela grande maioria dos agricultores brasileiros que plantaram a variedade transgênica na safra 2005/2006. De acordo com a pesquisa, 92% desses produtores aprovam o desempenho da semente geneticamente modificada (GM) em suas lavouras.

A Coodetec ouviu 518 agricultores das principais regiões produtoras de soja do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins e Goiás), dos quais 69% afirmaram ter plantado o grão transgênico. E mesmo considerando aqueles que sequer haviam testado a soja GM, 69% também sinalizaram ter intenção de adotar as sementes geneticamente modificadas nas próximas safras.

O melhor desempenho da soja GM deu-se na Região Sul, onde 95% dos entrevistados afirmaram que continuariam a utilizar a soja tolerante a herbicidas. O maior interesse em ampliar a área plantada com soja GM foi verificado no Mato Grosso do Sul (74,5%) e no Paraná (73%).

Segundo Izaias de Carvalho Borges, pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa confirma uma tendência natural de crescimento da adoção da biotecnologia agrícola no País. ?Desde a entrada da soja tolerante a herbicida no Brasil, a área plantada com culturas transgênicas cresce consideravelmente todos os anos?, diz.  ?E isso somente ocorre porque o agricultor reconhece as vantagens da semente GM, como mostra o levantamento?.

?A transgenia é uma ferramenta segura e de uso opcional, que oferece vantagens significativas do ponto de vista econômico e ambiental, já que também reduz o uso de agrotóxicos?, observa o diretor técnico da Coodetec, Ivo Marcos Carraro. ?O levantamento disponibilizado reflete a avaliação prática de nossos agricultores?, complementa.

Além de comprovar a aprovação da soja transgênica, a pesquisa da Cooperativa Central, que tem sede em Cascavel (PR) e atuação em todo o País, ainda revela que não são apenas o ganho de produtividade e a redução de custos que motivam os agricultores brasileiros a adotar a variedade. Na realidade, os fatores mais decisivos também incluem o melhor controle de pragas e doenças e trato cultural ? citado por quase 90% dos agricultores ? e a simplicidade e a facilidade na condução da lavoura, lembrados por cerca de 80% dos entrevistados.

CIB

O Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB) é uma organização não-governamental, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Para estabelecer-se como fonte segura de informações para jornalistas, pesquisadores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia, o CIB dispõe de um grupo de conselheiros formado por mais de 70 especialistas ? cientistas e profissionais liberais, em sua maioria ? ligados a instituições que estudam as diferentes áreas dessa ciência. Visite os sites www.cib.org.br e www.biotecpragalera.org.br.

Voltar ao topo