Socorro! Alguém me ajuda à passar de fase em Ghosts ‘n Goblins

Matéria extraída do blog Girls of War (http://girlsofwar.wordpress.com)
Por Clarice dos Santos, editora colaboradora do portal MisterApe

Entre PlayStation, Xbox, PSPs, enfim, entre vários consoles excelentes, não posso deixar de citá-lo: meu querido e amado SNES!

Ah, lembranças boas! Street Fighter II, Metroid, Axelay, Donkey Kong, Super Turrican, Super Castlevania IV, Rock ‘n Roll Racing … são tantos jogos ótimos, são tantas emoções, mas um específico não me sai da cabeça, como também me tira o sono até hoje só pelo fato de não conseguir passar da primeira fase.

Bem antes de Resident Evil e seus zumbis quadradões – e mesmo assim eram lindos – surgirem no PlayStation, Ghosts ‘n Goblins (e seus sucessores Ghouls ‘n Ghosts e Super Ghouls ‘n Ghosts) já tirava o sossego de muita gente.

O Objetivo: Salvar a princesa Prin Prin (que curiosamente tem seu nome modificado para Princesa Guinevere, igual a lenda do Rei Arthur… vai entender*rs* )

O Problema: PASSAR DA PRIMEIRA FASE!!

Eu sei que Ghosts ‘n Goblins foi criado pela Capcom em 1985 para Arcade, mas tive o primeiro contato com Super Ghouls ‘n Ghosts lançado para SNES, em 1991.

A partir do momento em que o jogador coloca o cartucho – ou a rom, como preferirem – para rodar, este se torna Arthur: um guerreiro que tem sua noiva, a Princesa Prin Prin, capturada. Bom, em cada um dos jogos da franquia ela é raptada por um demônio diferente e o objetivo é sempre o mesmo: salvá-la.

Começamos o jogo normalmente e alguns zumbis saem de seus caixões. Até aí tudo bem, se não fosse o fato de aparecerem mais zumbis do chão, lobisomens pulando em cima, crânios flutuantes que jogam bolas de fogo em sua direção, um baú que você quebra achando que tem algum item útil dentro, sai um mago de dentro e faz você virar um pato, enfim, todos de uma vez!

Recentemente foi lançada uma versão mais nova para PSP chamado Ultimate Ghouls ‘n Ghosts, é muito difícil também, mas nada comparado a seus antecessores. Sem falar que, se você chega para resgatar a princesa,e não pegou a arma certa no meio do caminho, dá-lhe jogar tuuuudo de novo até achar a bendita arma que você deixou pra trás.

Para conseguir terminar o jogo, é necessário que você perca a paciência umas 2.176.976 vezes, jogue o controle no chão quase o dobro disso e que consiga decorar os movimentos dos inimigos nas fases, para acabar o mais rápido possível e não levar muitos danos.

Quando Arthur é atingido, sua armadura se despedaça e ele fica só de “cuequinha” jogando lanças – ou alguma outra arma que você encontrar no caminho – nos zumbis… Que bonitinho, não? Ele só pode ser atingido duas vezes: com armadura e peladinho, senão vira uma caveira e desmonta todo no chão, como em Dragon’s Lair, do 3DO (se alguém conhece! rs).

Mas tem uma solução para isso: é só achar outra armadura no caminho, mas é muito difícil de ocorrer. E o mais incrível é que SEMPRE – eu disse SEMPRE – um zumbi sai do chão bem no lugar onde você vai cair depois do pulo!! Aí já era.

Se você ficou curioso para conferir o jogo, umas dicas: se você é um feliz dono de um PSP, o jogo está presente em Capcom Classics Reloaded e existe um “remake” chamado Ultimate Ghouls ‘n Ghosts, que foi citado acima. Também está em Capcom Generations Vol. 2 (PSX e Saturn), Capcom Classics Collection (PS2 e XBox) e no Virtual Console (Wii).

Vale a pena perder um pouco de paciência com ele pois, apesar de ser extremamente difícil – e irritante às vezes – é muito divertido. =)