Sobre muito mistério, Microsoft prepara lançamento de PC ultrapequeno

Comecemos com aquilo que o projeto Origami, da Microsoft, não é. Não é um tocador de música para concorrer com megapopular iPod, da Apple. E não é uma versão portátil do seu videogame Xbox. E não irá – pelo menos por enquanto – tomar o lugar do seu telefone celular ou do seu computador normal.

Ao invés disso, o Origami é o apelido do primeiro computador pequeno, do tamanho de um livro, que roda o Windows XP normal, segundo uma pessoa próxima da Microsoft disse à Associated Press Os chamados "PCs ultramóveis" tem como público-alvo inicial consumidores que conhecem tecnologia e querem um computador menor, que seja mais fácil de carregar nas férias, no metrô ou qualquer outro lugar em que um computador convencional pareça grande demais.

A Microsoft confirmou que trabalha num PC ultramóvel, mas se recusou a dar detalhes mais específicos. A empresa criou um site em www.origamiproject.com, para criar curiosidade sobre o projeto. As primeiras versões devem ser apresentadas no próximo dia 9, e se tornar disponíveis ao consumidor logo depois. Segundo a fonte próximo da Microsoft, os modelos serão produzidos por vários fabricantes de computadores, e devem ter preços entre US$ 500 e US$ 1 mil.

Os novos computadores devem ser menos poderosos do que PCs comuns, mas com todas as funcionalidades. Por serem pequenos, não devem necessariamente ter um teclado. Como outros equipamentos portáteis, eles podem ter uma caneta e uma tela sensível ao toque.

A Microsoft espera que as pessoas usem os computadores pequenos para coisas como armazenas fotos, assistir a filmes, encontrar caminhos pelas ruas e ler correio eletrônico. Por enquanto, as novas máquinas não terão as capacidades avançadas de entretenimento encontradas nos computadores que rodam a versão "media center" do Windows, que permitem aos usuários fazerem coisas como gravar programas de televisão.

No dia 9, quando o segredo do projeto Origami será revelado, começa em Hannover, na Alemanha, a Cebit, a maior feira anual da indústria de tecnologia da informação e telecomunicações. A estratégia de marketing viral usada pela Microsoft é bem empregada pela concorrente Apple. Cada lançamento de iPod, iBook e iMac é precedida de uma onda de rumores.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.