Sobe o número de animais ameaçados no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama divulgaram hoje a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A nova “lista vermelha” conta com cerca de 400 animais. A relação anterior é de dezembro de 1989 e contava com 219 animais.

Alguns dos animais ameaçados que passaram a integrar a nova lista são guariba-de-mão-ruiva, macaco-prego, veado-bororó-do-sul, cobra-dormideira-queimada-grande, jararaca, além de algumas borboletas, besouros e aranhas. Mas também há boas notícias. Animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu saíram a lista por estarem saindo da ameaça de extinção.

Elaborada em parceria com Fundação Biodiversitas, Sociedade Brasileira de Zoologia, organizações não-governamentais Conservation Internacional e Terra Brasilis e instituições de ensino superior, a lista apresenta uma novidade. Ao invés de listar somente os animais, a relação terá uma característica de fomento à preservação dos habitats das espécies.

De acordo com a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, a lista da fauna ameaçada é um instrumento de conservação da biodiversidade para o governo brasileiro, onde são apontadas as espécies que, de alguma forma, têm sua existência em risco.

Voltar ao topo