Sobe de 9% para 11% empresas que vêem demanda forte atualmente

A avaliação do cenário atual pelas empresas da indústria da transformação apresentou sensível melhora no terceiro trimestre deste ano. É o que mostra a prévia da 157º Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação, divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, que contou com a participação de 417 empresas informantes, subiu de 9% para 11% a parcela das empresas entrevistadas que classificam como forte o nível atual da demanda, da pesquisa anterior para a prévia anunciada hoje. Em contrapartida, caiu de 34% para 21% a participação de empresas que consideram como fraco o nível atual da demanda, no mesmo período.

A FGV informou ainda que caiu de 19% para 13% a parcela das companhias analisadas que classificam como excessivo o nível de estoques atual. Entretanto, permaneceu em 2% a participação das empresas entrevistadas que consideram como insuficiente o nível de estoques atual, entre uma pesquisa e outra.

A percepção de melhora também englobou a avaliação que as empresas têm sobre seus próprios negócios. De acordo com a FGV, subiu de 14% para 21% a parcela das empresas entrevistadas que classificam como boa a situação atual dos negócios. Além disso, caiu de 37% para 22% a participação das empresas que consideram fraca a situação atual dos negócios. O levantamento, de periodicidade trimestral, foi realizado entre os dias 29 de setembro a 10 de outubro.

Voltar ao topo