Site de Ministério da Justiça mostra classificação de filmes

São Paulo – O Ministério da Justiça criou um link de classificação indicativa automática para filmes em seu site. Basta acessar o endereço www.mj.gov.br/classificacao, entrar em ?sistema de classificação? e digitar o nome do filme. Além de dados básicos como título original, ano de produção, elenco e direção, o Ministério indica para qual faixa etária o filme é recomendado, com justificativa.

Nem sempre a recomendação é coerente. A comédia estudantil "American Pie – O Casamento", por exemplo, é indicada para quem tem 14 anos ou mais. A justificativa: conflitos psicológicos, insinuações de sexo e temática adolescente.

"O Bebê de Rosemary", um filme de suspense de Roman Polansky dos mais tensos da história do cinema, em que a protagonista está grávida do Demônio, recebeu a mesma classificação, também por conter conflitos psicológicos. "Carrie a Estranha", outro filme de terror, é recomendado para quem tem 16 anos. Você pode opinar se concordou ou não com as orientações do Ministério, mas a página não exibe a porcentagem de "sim" e "não" que a classificação recebeu.

O Ministério da Justiça também está procurando voluntários para analisar programas de TV e outras obras audiovisuais e ajudar na classificação indicativa para a televisão.

O grupo vai auxiliar na determinação de um horário adequado para a exibição das atrações. Os grupos de trabalho atuam principalmente em Brasília, mas pessoas de outros Estados podem participar. Não existem pré-requisitos para participar. Para se candidatar a uma vaga no grupo é preciso preencher um formulário no site e enviá-lo com seu currículo por e-mail para: djctq.snj@mj.gov

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.