Sistema Fiep amplia atividades em Toledo

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está ampliando suas atividades em Toledo, na região Oeste. Ontem, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, e o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, assinaram o processo referente à doação de um terreno da Prefeitura Municipal para a construção do novo centro educacional do Senai. Além disso, também foi inaugurada a nova unidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), que administra o programa de estágio do Sistema Fiep e anunciada a abertura do curso técnico em Refrigeração Industrial, inédito no Estado.

?O novo centro educacional do Senai vai aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional na região e será uma excelência na área de alimentos?, afirmou Rocha Loures, durante cerimônia que foi realizada na atual sede do Senai no município, na Vila Industrial Comunitária de Toledo. Atualmente, o Senai oferece 25 cursos técnicos e atende 670 alunos em sua sede em Toledo e nas unidades de Palotina, Marechal Cândido Rondon, Terra Rocha, Guaíra e Santa Helena.

O terreno doado tem uma área de 2.280 metros quadrados e localiza-se ao lado da atual sede do Senai na cidade. No local será construído em, no máximo, dois anos um prédio de cerca de 2 mil metros quadrados, onde irão funcionar a Usina Piloto em Alimentos e novos cursos, como o técnico em Alimentos e a especialização (pós-graduação) em Automação e Controle Industrial, inédita no Estado.

?O desenvolvimento da nossa região está ligado, diretamente, ao setor frigorífico. Aqui há um grande número de empreendimentos sendo executados nessa área. E a gente sabe que, com o Senai, no final da linha, teremos profissionais qualificados que permitirão com que o setor frigorífico permaneça produzindo com qualidade?, considerou o prefeito de Toledo.

O acordo entre o Sistema Fiep e a Prefeitura de Toledo prevê ainda que o Senai conceda ao município, por ano, cinco bolsas de estudo nos cursos ministrados na Usina Piloto em Alimentos, que serão distribuídos a alunos carentes.

Essa parceria entre município e setor industrial foi destacada pelo presidente do Sistema Fiep. ?Trata-se da esfera mais sensível para estabelecer essa cooperação, que é de fundamental importância para atender às demandas sempre crescentes de um mercado cada vez mais exigente?, observou Rocha Loures.

A aproximação da indústria com a universidade também foi apontada pelo presidente do Sistema Fiep como um elemento importante para o desenvolvimento econômico do País. ?O IEL é uma das casas mais estratégicas do Sistema, uma vez que procura fazer essa ponte entre a indústria e a universidade, promovendo um elemento fundamental para o desenvolvimento dos negócios, que é a inovação através dos jovens estudantes?, comentou.

O prefeito de Toledo reconheceu a importância da nova unidade do IEL no município. ?Toledo conta com universidades muito fortes. E o acesso desses universitários ao mercado de trabalho, através dos estágios oferecidos pelo IEL, vai qualificar ainda mais nossos profissionais. Temos certeza que, com o IEL forte em Toledo, poderemos oferecer uma mão-de-obra com qualidade para nossas indústrias?, disse Schiavinato.

Presente à cerimônia, o gerente executivo de educação empresarial e corporativa do IEL nacional, Gilberto Benetti, destacou a política do Instituto de abertura de novas unidades no interior do País. ?O IEL está buscando capilaridade regional. Recentemente, inauguramos também uma unidade em Petrolina, no interior de Pernambuco?, lembrou Benetti, acompanhado da gestora do IEL em Toledo, Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan. A unidade do IEL em Toledo, que tem sede nas dependências do Senai, já está cadastrando universitários da região através do telefone 045-3379-6160 ou pelo site www.ielpr.org.br.

A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente da Fiep, Pedrinho Furlan, do coordenador regional da Fiep, Augusto Spirotto, da assessora da presidência, Gina Paladino, da gerente regional do Senai Oeste/Sudoeste, Rosmery Dall?oglio, do diretor executivo do Sesi Paraná, José Antonio Fares, do gerente do Senai, Ademir Fiametti, do gerente regional do IEL, Pedro Andriolli Silva, coordenador de Estágios e Novos Talentos, do vice-prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, do presidente da Câmara Municipal, vereador Winfried Mossinger, do secretário da Indústria e Comércio de Toledo, Narciso Muller; e do presidente da Associação Comercial e Industrial do município, Rainer Zielasko, além de reitores, diretores e coordenadores de cursos de diversas faculdades da região.

Voltar ao topo