Sistema de Registro Escolar comprova produtividade do software livre

Entre os projetos desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o segundo módulo do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), da Secretaria de Estado da Educação, é o primeiro a utilizar o novo padrão de produção de sistemas de informática desenvolvido pela empresa em software livre. Trata-se do padrão conhecido como Framework, um conjunto de ferramentas e componentes para o desenvolvimento de programas de código aberto, pelos quais não é preciso o pagamento de licenças que consome boa parte do orçamento das empresas de informática.

O desenvolvimento do Sistema de Registro Escolar, segundo o gerente da Fábrica de Software da Celepar, Henrique Miorelli, comprovou a funcionalidade dessas ferramentas em código aberto. Entre as vantagens, Miorelli aponta a significativa redução do tempo de construção do sistema a partir do detalhamento do plano de testes e o aumento da produtividade. No caso do SERE, o prazo acordado entre a Celepar e a Secretaria da Educação era 1° de agosto. O projeto foi iniciado em maio e concluído em 15 de julho. A implantação ocorreu 15 dias após a realização de vários testes estruturais, de aplicações e interação com as equipes responsáveis. A implantação do próximo módulo do sistema está prevista para setembro.

O padrão Framework também está sendo utilizado em outros projetos em desenvolvimento pela Celepar. São os casos dos sistemas para habilitação de motoristas e controle de veículos do Departamento de Trânsito (Detran), Sistema de Acompanhamento das Ações de Governo e do Plano Plurianual dos Municípios.

O novo padrão tecnológico, que exigiu da Celepar uma série de pesquisas e investimentos, tem possibilitado a produção em escala de sistemas flexíveis às necessidades de seus clientes, no caso os próprios órgãos do Governo do Paraná, desde simples sitios institucionais até programas de alta complexidade. ?Através da tecnologia software livre, de ferramentas amplamente testadas e utilizadas mundo a fora, conseguimos desenvolver um padrão tecnológico de alta qualidade que permite à Celepar atender satisfatoriamente as necessidades governamentais na área de informática?, comemora o presidente da empresa, Marcos Mazoni.

Entre os elementos do mundo de software livre, o Framework Celepar utiliza a linguagem Java e o banco de dados PostgreSQL.

Voltar ao topo