Sindicato diz que são 1.500 os caminhões parados

Caminhoneiros que transportam soja continuam parados em 28 barreiras sanitárias, aguardando autorização para entrar no Paraná com a carga sem documentação que comprove se a soja é ou não transgênica.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento informou que cerca de 800 caminhões estão barrados nas divisas com outros estados. Já o Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná avalia que seriam 1,5 mil caminhões parados à espera de fiscalização.

Em Guaíra, na região Oeste do estado, há filas com 40 caminhões. Os motoristas passaram a noite no local, enfrentando chuva e falta de estrutura. Em Jacarezinho, os caminhoneiros avisaram que furariam o bloqueio mas desistiram e estão aguardando. Em Porecatu, Norte do estado, os motoristas reclamam da falta de comida, de instalações sanitárias e de um telefone para falar com as transportadoras responsáveis pelas cargas. Na divisa do Paraná com São Paulo, outros 50 caminhões estão parados em fila dupla, ocupando parte da pista.

Segundo o diretor do departamento de fiscalização e defesa agropecuária da Secretaria de Agricultura, Felisberto Batista, a expectativa é de resolver o impasse ainda hoje. Mas ele reiterou que o Paraná não abrirá mão de cumprir a legislação e defender seu interesse em se manter como zona livre de transgênicos. O Paraná é o único estado brasileiro que reivindicou até agora esta condição ao Ministério da Agricultura.

Ainda existem muitas incertezas em relação ao que será feito com os caminhões que estão à espera de liberação. Segundo a Secretaria da Agricultura, ainda estão sendo definidas as estratégias para fazer o controle da entrada de transgênicos no Estado.

A Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) disse que a implantação dos testes móveis para a verificação das cargas ainda precisa ser regulamentada. Esses testes apontariam a presença de produtos transgênicos em apenas cinco minutos.

Requião

O governador Roberto Requião, afirmou que vai manter a proibição à entrada de soja que não tiver certificado provando que não é transgênica. Requião diz estar cumprindo o que manda a lei federal. Ele rebateu notícias de que o governo do Mato Grosso do Sul entraria na Justiça contra o Paraná por ter bloqueado a entrada de caminhões com soja de outros Estados. “O governo (do Mato Grosso do Sul) tem que processar o Lula. Estamos acompanhando o que diz a MP”, disse o governador.

A medida provisória 131, publicada pelo governo federal, permitiu o plantio e a comercialização de soja transgênica, mas o Paraná está em vias de sancionar lei estadual que proíbe os OGMs (organismos geneticamente modificados) pelo menos até 2006.

Voltar ao topo