Shakira abre festa do Mundial de futebol na África do Sul

Jewel Samad/AFP

A festa do Mundial de futebol na África do Sul foi aberta na noite desta quinta-feira com um concerto de super-stars em Soweto e um festival na Cidade do Cabo, numa euforia de unidade nacional prejudicada, no entanto, por um tumulto que deixou três pessoas feridas.

A apresentação da estrela colombiana Shakira e dos Black Eyed Peas marcará a abertura do Mundial-2010.

Shakira, que se apresentará daqui a pouco, deve cantar o hino oficial da competição “Waka Waka” com o grupo pop sul-africano Freshlyground.

“É uma verdadeira festa de inauguração!”, declarou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, antes do show no estádio de Orlando, o templo do futebol de Soweto. “O futebol liga as pessoas”, acrescentou, aclamado por 35.000 espectadores.

“A África do Sul é o cenário! A África do Sul é rock! A África do Sul é ‘cool’!”, gritou o chefe de Estado Jacob Zuma, 65 anos, usando uma echarpe com as cores da bandeira nacional que ele não deixa mais.

Um verdadeira maré humana, vestida com o ouro e o verde dos Bafana Bafana, os Onze sul-africanos, lotava o estádio. Brancos e negros se reuniam em Soweto, a township localizada no coração da luta contra o apartheid, cenário do levantamento estudantil de 1976.

As vuvuzelas, as longas trombetas de plástico colorido, que estão prestes a se transformar em emblema do Mundial sul-africano, foram confiscadas na entrada, para não perturbar a música.

Para a abertura da Copa do Mundo, na sexta-feira, vocês podem “multiplicar tudo isso por 100!”, previam populares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna