Severino Cavalcanti é o novo presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito em segundo turno com 300 votos, contra 195 votos do candidato oficial, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT, dois votos nulos e um voto em branco. Severino Cavalcanti lançou candidatura avulsa e era apoiado pela minoria da Câmara dos Deputados, o chamado novo clero.

A sessão teve início às 18 horas dessa segunda-feira e ainda não terminou. Os deputados escolheram até agora o novo presidente da Câmara, mas ainda precisam terminar de apurar os votos para os demais cargos da Mesa Diretora da Casa Legislativa. A expectativa é de que os deputados terminem de apurar os votos na manhã de hoje, uma vez que às 16 horas o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, vai ao Congresso Nacional para a abertura oficial do ano legislativo.

No primeiro turno, os deputados Severino Cavalcanti e Luiz Eduardo Greenhalgh derrotaram os candidatos José Carlos Aleluia e Jair Bolsonaro, do PFL, além de Virgílio Guimarães, candidato avulso do PT. A vitória de Cavalcanti pergou de surpresa os líderes governistas, que buscam explicações para a perda do candidato oficial do governo.

Voltar ao topo